Itália abrirá oportunidades para Visto de trabalho no Pais

Itália abrirá oportunidades para Visto de trabalho no Pais

Com falta de mão de obra especializada em algumas áreas, o Pais decidiu por facilitar o pedido de Visto de trabalho

Um dos países de maior relevância da União Europeia, a Itália vem enfrentando dificuldades de retomar seus níveis de crescimento pré-pandemia, e mesmo após quase 3 anos do fim das medidas restritivas impostas pela COVID-19, alguns segmentos, essenciais e estratégicos, continuam num ritmo muito abaixo do esperado. Um relatório apresentado pelo Banco Central Italiano, que apontou a falta de trabalhadores qualificados para áreas estratégicas como Tecnologia da informação (TI) e Construção civil, atrelado ao envelhecimento da população e uma das menores taxas de natalidade da Europa, fez com que a Primeiro Ministra Italiana, Giorgia Meloni, do Partido Fratelli d’Itália (Irmãos de Itália), assinasse uma medida que autorizará 452 mil Vistos de trabalho para Países com grandes comunidades de Italianos, e o Brasil encabeça essa lista. Os demais países são: Argentina, Estados Unidos, Austrália, Canadá, Venezuela e Uruguai.

O decreto, publicado no último dia 24 de novembro, abre espaço para descendentes de Italianos dos 7 países a pedirem Visto de trabalho e posteriormente um título de residência, desde que apresente o contrato de trabalho firmado com alguma empresa Italiana. Essa é uma das estratégias adotadas pelo atual Governo para retomar o crescimento e impulsionar a economia em áreas estratégicas com forte escassez de mão de obra.

No Brasil, estimasse que vivam atualmente cerca 30 milhões de cidadãos possuam alguma descendência Italiana. Para dar entrada no processo, o solicitante precisará logo de início comprovar a linhagem através de documentos como Certidões de nascimento, casamento e óbito, além de apresentar uma proposta de trabalho emitida por uma empresa Italiana. Giorgia Meloni afirma que mesmo com essa medida, que terá forte impacto econômico e cultural no pais, suas políticas anti-imigração, uma das principais bandeiras durante a campanha, seguirão firmes especialmente com a fiscalização de barcos que chegam pelo Mar Mediterrâneo com refugiados normalmente do Norte da África (região do Magrebe), de países como Tunísia, Marrocos e Egito, e da África Subsaariana, que engloba países como Nigéria, Costa do Marfim, Mali, Burquina Fasso, que em sua grande na maioria, são pessoas estão fugindo de conflitos internos ou regionais e buscando migrar de forma ilegal para o “Pais da bota” atrás de oportunidades de trabalho e residência.

Nos próximos dias o Governo Italiano deverá divulgar as regras para as aplicações dessa nova modalidade de Visto, e aqui na Alpha Vistos você acompanha tudo, além de contar com nossa Assessoria para ter sua aplicação tranquila e assertiva.

Alpha Vistos,

Sua ponte segura para estudar, viajar e viver no exterior.

Fontes: Exame, Comunitá Italiana, Italianismo.com.br

Simples, rápido e humano —
do jeito que precisa ser.

Copyright © 2025 Alpha Vistos. Todos os direitos reservados.

Valorizamos a sua privacidade

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar“, você concorda com nossa politica de privacidade.