Última paralisação aconteceu entre dezembro de 2018 a janeiro de 2019 e durou 35 dias.
O termo Shutdown é usado para se referir a uma paralisação parcial de serviços governamentais Norte Americano por falta de recursos. Devido a falta de um acordo entre Democratas e Republicanos no Congresso, o País entra novamente nesse processo que não ocorria desde 2018, durante o primeiro governo de Donald Trump. Por esse motivo, alguns serviços deverão ser afetados de imediato, inicialmente as publicações em redes sociais como o X, que ficarão suspensas durante o impasse. Através da sua conta oficial, a Embaixada Americana comunicou hoje a decisão em paralisar os posts devido à restrição orçamentária, mas confirmou que serviços físicos das Embaixadas e Consulados seguem ativos “enquanto a situação permitir”, segundo o post.
Entenda: na madrugada desta quarta-feira, dia 01/10, vencia o prazo para votação afim de evitar a paralisação de diversos serviços devido a não aprovação orçamentária. Após duas propostas, uma do Partido do Presidente Donald Trump, o Republicanos, e outra da oposição, os Democratas, serem rejeitadas, a primeira com 55 votos a favor e 45 contra e a segunda com 47 votos a favor e 53 contra, respectivamente, o Shutdown passou a valer até que o Congresso chegue a um acordo e atinja o número mínimo de votos favoráveis para aprovação, que é de 60 votos a favor.
Como por enquanto não houve a suspensão dos serviços de imigração e Vistos, não temos mudanças significativas nesse serviços, mas o post da Embaixada serve como alerta uma vez que não existem garantias de que a medida seja aprovada nos próximos dias ou uma previsão para um acordo entre os Congressistas.
A Alpha Vistos seguirá acompanhando as notícias vindas dos Estados Unidos afim de mantermos nossos clientes e parceiros informados sobre desdobramentos e possíveis impactos nos processos de Vistos e atendimentos Consulares.
Com informações de Embaixada Americana em São Paulo, Poder360 e Infomoney