Países com programas de intercâmbio para você expandir seus conhecimentos e horizontes

Países com programas de intercâmbio para você expandir seus conhecimentos e horizontes

Selecionamos alguns cursos e programas de estudos em diferentes países que irão enriquecer seu currículo e suas habilidades profissionais.

Sonho ou meta para muitos jovens Brasileiros, tanto os que estão no Ensino Médio como os que acabaram de se formar, os programas de intercâmbio e cursos de idiomas fora do país são uma ótima alternativa para expandir conhecimento, enriquecer sua cultura e, em alguns casos, agregar aprendizado profissional em diversas áreas de atuação. Países como Canadá, Austrália e Nova Zelândia, oferecem excelentes oportunidades em cursos de idiomas ou em programas de estudos mais avançados como cursos técnicos, Graduação, Pós-graduação, MBA e Mestrado. Selecionamos três países que são destino para centenas de Brasileiros todo ano e contam com excelentes opções.

Começando com o gigante mais ao norte da América, no Canadá existem ótimas opções para curso de idiomas nas províncias de Quebec e Ontário, além da cidade de Vancouver, localizada na Província de British Columbia. Dentre as opções, você estudante poderá escolher, por exemplo, por cursos de idiomas de curta duração de até 24 semanas. As opções que figuram todo ano na preferência dos brasileiros são de cursos com duração entre 2 a 5 semanas, possibilitando inclusive que você conclua o aprendizado durante suas férias escolares ou de trabalho, e nesses casos, apenas um Visto de turismo será necessário para sua entrada no pais e realização do programa de estudos. Além de idiomas, outras alternativas incluem programas de High School, equivalente ao nosso Ensino médio e que costumam ter duração entre 6 meses a 1 ano, com possibilidade de prorrogação, já neste caso o estudante precisará do Visto de estudante, pois o programa entra na categoria de “cursos de longa duração”. Aos formandos do Ensino Médio, oportunidades em Universidades para cursos de Graduação, Pós, Mestrados e MBA, em áreas como Marketing Digital, Tecnologia da Informação, Business e Customer Service são muito comuns e bem vistos por Brasileiros. Além das áreas administrativas, as Universidades Canadenses também oferecem cursos em áreas de saúde e educação, por exemplo: Early Childhood Education (ECE) na área educacional, Enfermagem, Home Care na de saúde, profissões que hoje são consideradas de alta demanda no mercado de trabalho Canadense. Lembrando que para cursos de “longa duração” em Universidades ou College, você receberá autorização do Governo Canadense para conciliar seus estudos com até 24 horas semanais de trabalho e “full time” durante suas férias, para programas que estiverem elegíveis. Outra possibilidade é optar por programas combinados de estudos e trabalho, como o “Co-Op” e em alguns casos, pensar em programas como o PGWPPost-Graduation Work Permit, que é uma Permissão de Trabalho Pós-Graduação. Dessa maneira, você aproveitaria para absorver conhecimento profissional e estreitar seus laços no país, abrindo um leque de oportunidades para uma futura permanência após sua formação e o melhor, trabalhando de forma legal no pais.

Ao considerar outras alternativas além do Continente Americano, dois países se destacam quando o assunto é intercâmbio. Austrália e Nova Zelândia também contam com ótimas opções, tanto para cursos de idiomas mais curtos, como para programas mais extensos. Grande diferencial de ambos países é que mesmo em cursos de idiomas, acima de 12 semanas, o estudante receberá permissão de trabalho de até 25 horas semanais na Nova Zelândia, e até 48 horas quinzenais na Austrália, e não apenas em programas de curso superior, como no Canadá. Ambos países da Oceania, além de terem um programa intensivo de aprendizagem do Inglês, trarão a oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido nas aulas, ao se relacionar e trabalhar em uma pais majoritariamente de língua inglesa. Além dos cursos de idiomas, Austrália e Nova Zelândia também oferecem programas de High School, General English, IELTS e Pathway para College/Universidade, que também são escolha muito comum entre Brasileiros, além de programas de College com Graduação, Pós, Mestrados, MBA e Doutorado, todos com autorização de trabalho durante seu tempo de estudos. Na Austrália vale destacar também o VET (Vocational Education and Training), um programa de educação técnica e profissionalizante, que prepara o aluno para uma área específica, sendo outra ótima oportunidade de intercâmbio que permite o estudante conciliar escola e trabalho durante as aulas.

O mercado de intercâmbio está aquecido, com novas oportunidades e feiras que acontecem por todo Brasil. Se você conheceu e está planejando seu intercâmbio, independente de qual tipo de curso e duração, não deixe para pedir seu Visto em cima da hora. Destacamos que nos casos em que o Visto na categoria de estudante é obrigatório, detalhes e documentos essenciais serão solicitados, podendo levar um tempo maior para análise e emissão.

Aqui na Alpha Vistos você conta com uma Assessoria completa, desde da emissão do seu Passaporte até o carimbo do seu Visto, sempre com dedicação e análise criteriosa baseada no programa de estudos escolhido por você e de acordo com seu perfil. Portanto, nossa orientação é para que você se programe com antecedência para realizar aquele sonho tão esperado e que conte com a gente nessa importante etapa da sua vida.

Simples, rápido e humano —
do jeito que precisa ser.

Copyright © 2025 Alpha Vistos. Todos os direitos reservados.

Valorizamos a sua privacidade

Utilizamos cookies para melhorar sua experiência de navegação, veicular anúncios ou conteúdo personalizado e analisar nosso tráfego. Ao clicar em “Aceitar“, você concorda com nossa politica de privacidade.